O que é a iluminação?

02-enlightenment

Categoria: Autoconhecimento, Cultura, Espiritualidade, Natureza28/03/2016

Onde tomou forma pela primeira vez o conhecimento de que era possível alcançar este estado, de voltar à fonte? De onde vieram os caminhos que levaram de volta à verdade e quem arquitetou o treinamento rigoroso exigido pela escolha do caminho? Podemos apenas especular a respeito das respostas, já que se perderam nas brumas do passado.

O estado místico, conhecido no Oriente por séculos como iluminação, tem sido um feito raro em nosso mundo. Suas ocorrências, bem documentadas em várias culturas tais como a Védica, em tradições de ioga e budistas (Buda), assim como no Cristianismo (Jesus) e Islamismo (Maomé), são prova o bastante para a maioria de que este estado existe. Ainda assim alguns revelam que a fronteira entre fato histórico provável e lenda é obscura nesta área. Como uma maneira de contornar essa obscuridade, as tradições do ioga, védicas e budistas têm se apoiado em um sistema de escolas que tem perpetuado a compreensão  da unidade com o Self. (“O Casamento do Espírito” Leslie Temple-Thurston e Brad Laughlin, 2006: 36)

A iluminação tem sido conhecida por muitos nomes – consciência cósmica, auto-realização, realização de Deus, liberação ou despertar. Poderia ser descrita como um estado místico porque parece estar emanando do mistério do ser, além de nossa consciência cotidiana, e também porque é muito rara neste mundo.

O estado de iluminação é vivenciado como uma percepção da unidade da totalidade da vida que tudo abarca. É a consciência de que somos todos um, interconectados em níveis mental, emocional, físico e espiritual, mantidos e contidos pela essência do ser. Em última análise, iluminação não pode ser descrita em palavras, apenas vivenciada.

As pessoas em busca de iluminação costumavam separar-se da vida mundana. Isto significava que havia seres extremamente iluminados vivendo, em grande parte, em isolamento da sociedade e frequentemente em mosteiros ou no topo de montanhas.

Chegamos a uma época nova e diferente; nascemos para iluminar o plano físico, o corpo e a personalidade, enquanto vivendo e trabalhando no mundo. 

Neste momento estamos presenciando um despertar espiritual sem precedentes em muitas almas, já que muitas estão agora focadas neste processo de transformação e de autodescoberta. Vemos evidências desta focalização em quase todos os lugares, desde o número crescente de livros de auto-ajuda e de temas espirituais na lista de bestsellers do New York Times, ao número crescente de pessoas que aprendem a meditar, e à proliferação de comunidades espirituais florescendo nos quatro cantos do mundo. Há uma revolução enorme e silenciosa acontecendo em um segmento da população. Um número cada vez maior de pessoas está tentando achar seu verdadeiro eu em meio à visão desumanizante e mecanizada da cultura ocidental. Existe um sentido palpável de urgência espiritual – um desejo em muitos de nós de reconectar-se com o Espírito, com a energia onipresente que cria e flui através da vida neste planeta. (“O Casamento do Espírito” – Leslie Temple-Thurston e Brad Laughlin, 2006: 20-21)

Tags: AutoRealização , Buda , Budismo , ConsciênciaCósmica , Despertar , Deus , Enlightenment , Iluminação , Ioga , Jesus , LeslieTempleThurston , Liberação , Maomé , Nirvana , Samadhi , Self , Unidade , Yôga

Veja Também

ep510-own-sss-adyashanti-11-949x534

O Poder da Consciência Unificada – Adya Shanti

Veja

chakras1

Anatomia do Corpo de Luz

Veja

osho

Ser terapeuta – segundo Osho

Veja

lotus-flower-images-and-wallpapers-12

Flor de Lótus

Veja

yin yang wallpaper-boQC

Yin Yang

Veja